05/12/08

33 poemas e 33 retratos


Lançamento de antologia com os Poetas das “Quintas de Leitura”

Aproxima-se a data do lançamento do livro “DIGA 33 – os poetas das Quintas de Leitura”, obra integrada na Colecção Cadernos do Campo Alegre, editados pela Fundação Ciência e Desenvolvimento.

Desta feita, procurando perpetuar a passagem de importantes poetas da poesia portuguesa contemporânea pelo ciclo “Quintas de Leitura”, decidimos publicar uma antologia com 33 textos, muitos deles inéditos, e 33 retratos captados propositadamente para a antologia. 33 corresponde ao número de Poetas, outros tantos Amigos, que, entre 2002 e 2008, alimentaram com o seu talento e a sua presença as sessões do ciclo “Quintas de Leitura”.

O lançamento deste 12º livro dos Cadernos do Campo Alegre realizar-se-á no decorrer de um espectáculo de Quintas de Leitura, no dia 18 de Dezembro, às 22h00, no TCA. Adivinha-se uma verdadeira festa da Poesia que contará com a presença de muitos dos autores participantes e outros artistas convidados.

A antologia é organizada pelo programador do ciclo, João Gesta, os retratos, captados entre Abril e Outubro deste ano, são da autoria da Pat. Susana Fernando assina o design gráfico da obra.
Os 33 retratos da fotógrafa Pat estarão em exposição no Foyer do teatro a partir de 16 de Dezembro, podendo a exposição ser visitada das 14h00 às 22h00.

Preparamos para a sessão de lançamento uma “Quinta de Leitura” especial com muita música e poesia no ar.

Como mestre-de-cerimónias, participa no espectáculo a actriz Adriana Faria. Mariana Reis e Rita Reis lerão alguns dos textos publicados. Ana Deus e Tó Trips juntam-se para nos dar alguns momentos de música. O jovem talento Raúl Peixoto da Costa interpretará ao piano temas de Bach, Chopin e Prokofiev. O poeta valter hugo mãe promete surpreender-nos com uma performance inesperada e Daniel Maia-Pinto Rodrigues fechará a primeira parte lendo um poema alusivo às “Quintas de Leitura”.

Depois de dois anos de interregno, a segunda parte da sessão trará de volta ao TCA o grupo O’questrada, recém-chegado de uma digressão a Paris. A banda é composta por Marta Miranda (voz), João Lima (guitarra portuguesa), Zeto (guitarra e voz), Pablo (contra-bacia) e Donatello (acordeão) e actuarão durante 45 minutos, percorrendo o seu vasto repertório.
Refira-se por fim a presença de muitos dos Poetas antologiados que não deixarão de ler os seus textos. Aqui fica a lista dos 33 Magníficos:

Adília Lopes, Daniel Jonas, Regina Guimarães, Ana Deus, Yolanda Castaño, Aldina Duarte, Paulo Condessa, Nuno Moura, João Rios, José Luís Peixoto, Jorge Sousa Braga, valter hugo mãe, Gonçalo M. Tavares, Filipa Leal, Adolfo Luxúria Canibal, Nuno Júdice, Maria do Rosário Pedreira, Paulo Campos dos Reis, Pedro Mexia, Rui Reininho, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ana Luísa Amaral, António Mega Ferreira, Pedro Abrunhosa, Manuel António Pina, João Habitualmente, Jorge Reis-Sá, Fernando Pinto do Amaral, Vasco Gato, Maria Andresen, Marta Bernardes, Catarina Nunes de Almeida e José Tolentino Mendonça.

1 comentário:

Helena Velho disse...

João e Patrícia
Dia 18 lá estarei...a cria linda vem cá!
Prazer redobrado x 6.000.000 elevados ao infinito.