23/04/09

O que diz a agência LUSA

Porto, 22 Abr (Lusa) - Mais de 13 mil pessoas assistiram, nos últimos oito anos, às Quintas de Leitura, sessões mensais de poesia que se realizam no Teatro do Campo Alegre (TCA), no Porto, disse hoje à agência Lusa o seu programador, João Gesta.
"É de sublinhar que se trata de sessões pagas e que o custo não é tão pouco como isso, o bilhete sem desconto está agora nos nove euros", disse aquele responsável.
As sessões começaram no espaço Café-Concerto do TCA em Janeiro de 2002, na sequência do encerramento do Pinguim Café, onde Joaquim Castro Caldas, falecido em Agosto de 2008, aos 52 anos, organizou durante muitos anos sessões de poesia, sempre muito concorridas.
"Muito do que sou como programador devo-o ao Joaquim Castro Caldas e o êxito que as Quintas de Leitura são não seria possível sem o trabalho que ele fez durante anos no Pinguim Café, que consolidou a tradição portuense nesta área", disse João Gesta.
O programador já organizou, desde Janeiro de 2002, 88 sessões, seguindo um figurino inovador que se mantém.
As Quintas de Leitura são organizadas em torno de um poeta convidado, cuja poesia é lida por três ou quatro declamadores de um grupo de 15 ligados a esta iniciativa.
O programa inclui sempre um concerto, uma performance (que pode ser dança) e uma imagem própria para cada sessão a cargo de um artista plástico, que pode envolver fotografia e/ou vídeo.
"Escolho o convidado de acordo com o meu gosto pessoal", admitiu João Gesta, 56 anos, leitor "apaixonado e compulsivo" de poesia, que selecciona também os declamadores para cada sessão.
Quanto à parte musical, a selecção é feita após uma conversa com o poeta convidado.
"Procuro respeitar o gosto do poeta. Se gosta de jazz, opto por músicos de jazz, se prefere pop ou outro tipo de música, escolho nessas áreas", disse.
No que toca à imagem, o programador escolhe o artista, podendo o convidado intervir na opção.
"Quanto à performance, a escolha é exclusivamente minha e procuro que o poeta seja o último a saber, é uma surpresa", referiu
Desta forma, João Gesta consegue atrair 150, 200 ou 300 pessoas para cada uma das Quintas de Leitura, desde há oito anos.
O Café-Concerto do TCA já se tornou pequeno, pelo que as sessões se realizam agora no grande auditório, muitas vezes cheio.
"Este êxito surpreende sobretudo os convidados de Lisboa, que muitas vezes me dizem que na capital não seria possível encher uma sessão de poesia com bilhetes pagos", disse João Gesta.
Na sessão desta quinta-feira, às 22:00, o Auditório do TCA recebe Vítor Nogueira, nome da novíssima poesia portuguesa que apresentará o seu livro "Bagagem de mão", em conversa com o jornalista, crítico literário e (também) poeta José Mário Silva.
As leituras, a cargo de Maria do Céu Ribeiro, Paulo Campos dos Reis, Pedro Lamares e Susana Menezes, incidem sobre os três mais recentes livros de poemas de Vítor Nogueira: "Senhor Gouveia" (2006), "Bagagem de Mão" (2007) e "Comércio Tradicional" (2008).
A imagem da sessão é do artista digital Paulo Araújo (uma estreia nas Quintas de Leitura) e a performance é da bailarina de sapateado Cristina Delius, que vem propositadamente de Berlim.
"Foi a Cristina Delius, que é portuguesa, casada com um alemão e vive há muito em Berlim, que tomou a iniciativa e me enviou um DVD com o seu trabalho. Eu não a conhecia. Achei fantástico e vai ser ela a surpresa do Vítor Nogueira", disse João Gesta.
A sessão completa-se com o regresso às "Quintas" de Mazgani, num concerto a solo que percorrerá todos os temas do CD "Song of the new heart".
Shahryar Mazgani é um luso-iraniano radicado desde os 5 anos em Portugal, cujo CD de estreia, "Song of the New Heart", o levou a ser considerado pela prestigiada revista francesa "Les Inrockuptibles" como um dos 20 músicos mais promissores da Europa.

PF.
Lusa/Fim

Sem comentários: