17/04/09

Para os OCS



Fotografia de Mazgani : Rita Carmo

Vítor Nogueira e Mazgani
“Bagagem de mão”



Depois de Filipa Leal, as “Quintas de Leitura” recebem outro nome incontornável da chamada “novíssima poesia portuguesa”. Referimo-nos ao poeta Vítor Nogueira que encabeça a sessão intitulada “Bagagem de mão” e que se realiza no próximo dia 23 de Abril, às 22h00, no Auditório do TCA, no Porto.

O poeta convidado conversará com o jornalista, crítico literário e (também) poeta José Mário Silva.

As leituras, a cargo de Maria do Céu Ribeiro, Paulo Campos dos Reis, Pedro Lamares e Susana Menezes, incidirão sobre os três mais recentes livros de poemas de Vítor Nogueira: “Senhor Gouveia” (2006), “Bagagem de Mão” (2007) e “Comércio Tradicional” (2008). A imagem da sessão foi concebida pelo artista digital Paulo Araújo que, assim, se estreia nas “Quintas de Leitura”.

De Berlim, chega a bailarina de sapateado Cristina Delius que nos surpreenderá e encantará com a sua performance. Será acompanhada pelos músicos Michel (acordeão) e Beatriz Serrão (percussão). Momento que não mais esquecerá.

Por fim, trinta minutos de pura magia: regresso às “Quintas” da voz inconfundível de Mazgani, num concerto a solo, onde percorrerá todos os êxitos do álbum “Song of the new heart”. Lembremos que Shahryar Mazgani foi considerado pela prestigiada revista francesa “Les Inrockuptibles” como um dos artistas mais promissores da Europa.

“Quintas de Leitura”: noites com sangue na guelra. Junte-se a nós.
Espectáculo para maiores de 12 anos. Bilhetes a 9 euros (normal) e 6 euros (com desconto).


“Poucas vezes, na mais recente poesia portuguesa, se conseguiu tão sabiamente aliar ironia, contenção e um sóbrio desencanto”. (Manuel de Freitas sobre Bagagem de Mão de Vítor Nogueira, in jornal Expresso)

“Podemos admirar nesta poesia o modo como penetra o mundo dos objectos e acede ao que mais resistência oferece à palavra poética: o quotidiano, o mistério que o habita”. (António Guerreiro sobre Comércio Tradicional de Vítor Nogueira, in jornal Expresso)

Sem comentários: