Porto, 15 Abr (Lusa) - As "Quintas de Leitura" recebem dia 23, no Auditório do Teatro do Campo Alegre (TCA), no Porto, Vítor Nogueira, um dos nomes da novíssima poesia portuguesa, disse hoje à Lusa fonte da organização do evento.
Na sessão, que leva o título do livro de 2007 de Vítor Nogueira, "Bagagem de mão", o poeta vai conversar com o jornalista, crítico literário e (também) poeta José Mário Silva.
As leituras, que estão a cargo de Maria do Céu Ribeiro, Paulo Campos dos Reis, Pedro Lamares e Susana Menezes, vão incidir sobre os três mais recentes livros de poemas de Vítor Nogueira: "Senhor Gouveia" (2006), "Bagagem de Mão" (2007) e "Comércio Tradicional" (2008).
"Poucas vezes, na mais recente poesia portuguesa, se conseguiu tão sabiamente aliar ironia, contenção e um sóbrio desencanto", escreveu Manuel de Freitas, no jornal Expresso, sobre "Bagagem de Mão" de Vítor Nogueira.
A imagem da sessão foi concebida pelo artista digital Paulo Araújo que se estreia nas "Quintas de Leitura".
"Podemos admirar nesta poesia o modo como penetra o mundo dos objectos e acede ao que mais resistência oferece à palavra poética: o quotidiano, o mistério que o habita", escreveu António Guerreiro, no mesmo semanário, referindo-se a "Comércio Tradicional", também de Vítor Nogueira.
De Berlim, vem para participar nesta sessão a bailarina de sapateado Cristina Delius, para uma performance em que será acompanhada pelos músicos Michel (acordeão) e Beatriz Serrão (percussão).
A sessão completa-se com o regresso às "Quintas" da voz de Mazgani, num concerto a solo, onde vai percorre todos os êxitos do álbum "Song of the new heart".
Shahryar Mazgani é um luso-iraniano, radicado desde os cinco anos em Portugal, cujo disco de estreia, "Song of the New Heart", o levou a ser considerado pela prestigiada revista francesa "Les Inrockuptibles" como um dos 20 músicos mais promissores da Europa.
O espectáculo, que começa às 22:00, tem bilhetes à venda entre os seis e os nove euros.
PF.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário