19/02/09

PARABÉNS Raúl Peixoto da Costa


Raúl Peixoto da Costa, o jovem pianista que participou na sessão de Quintas de Leitura de Dezembro passado ( sessão de lançamento da antologia Diga 33 - os poetas das Quintas de Leitura), acaba de vencer o primeiro prémio do concurso Alexander Scriabin, no conservatório russo em Paris.

Entre candidatos de todo o mundo, Raúl foi classificado em primeiro lugar e é o único entre os premiados que não é de nacionalidade russa.

Os prémios ainda não foram anunciados porque este concurso (9th INTERNATIONAL PIANO COMPETITION - February 16-19, 2009, Paris) termina hoje.

Na nossa sessão, em 18 de Dezembro, o jovem talento Raúl Peixoto da Costa interpretou ao piano temas de Bach, Chopin e Prokofiev, no grande auditório do TCA, deixando mais de 300 pessoas encantadas com a sua actuação.

Parabéns Raúl.

Fotografia de Sara Moutinho captada durante a actuação de Raúl nas Quintas de Leitura.

Conheça o conservatório clicando aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Raul não obteve O primeiro prémio mas 1 dos 4 primeiros prémios da categoria Elémentaire - até 15 anos -onde pode participar por fazer 16 anos 2 dias depois. ( A prova foi a 16/2 e Raul fez 16 anos a 18.) Os outros primeiros prémios desta categoria foram para um concorrente Holandês, outro árabe e só o último era russo.
Nesta mesma categoria foram ainda premiados dois portugueses, com um 2º e um 3º prémio, de 13 e 14 anos de idade.

Patrícia Campos disse...

A informação publicada sobre o sucesso do pianista Raúl em Paris foi-nos fornecida pelo seu professor. Obrigada

Anónimo disse...

De facto é uma pena que exista algum "teatro" e "folclore" comunicativo (e mesmo na actuação...). Mas não podemos diminuir o Raul que não deixa de ser um excelente executante, uma das promessas maiores do nosso piano. Desejo sinceramente que não enverede pelos caminhos do espectáculo supérfluo (como alguns outros...) e faça apenas música, que sem dúvida o faz muito bem!