04/03/09

"Havemos de ir a Viana"



Filipa Leal e Lula Pena
de regresso às Quintas de Leitura


"Preferia que o ego baixasse como as taxas de juro." (Filipa Leal)

A próxima sessão do ciclo “Quintas de Leitura”, a realizar no Auditório do Teatro Campo Alegre, às 22h00 do próximo dia 26 de Março, marca o regresso a este ciclo poético de duas vozes importantes da cultura portuguesa.

Filipa Leal, a poeta convidada, regressa dezoito meses depois de um espectáculo dedicado ao seu livro “A Cidade Líquida e Outras Texturas”. Lula Pena estreou-se nas “Quintas de Leitura” em Novembro de 2005, num espectáculo dedicado à obra de António Mega Ferreira.

Desta feita, a sessão que junta não apenas Filipa Leal e Lula Pena, mas uma série de outros convidados, intitula-se "Havemos de ir a Viana" e será momento para Filipa nos revelar alguns textos inéditos, juntamente com outros retirados dos seus livros de poemas "O Problema de Ser Norte" (2008) e “A Cidade Líquida e Outras Texturas" (2006).

Palavra, dança, pintura e música são os ingredientes mágicos desta sessão inesquecível.

Nas leituras, a Poeta será acompanhada por germanO' nunes e pelos actores Paulo Campos dos Reis e Carla Miranda. Presença ainda do violoncelista José Pereira de Sousa que interpretará obras de Bach.

No que toca à imagem do espectáculo, a artista plástica Joana Rêgo mostrará dezoito pinturas inéditas, produzidas de raiz para este evento e inspiradas no universo poético de Filipa Leal.

Lula Pena apresentará um concerto de cerca de trinta minutos. Uma das raras oportunidades de ver esta artista a actuar no Porto.

Por fim, refira-se ainda a actuação de Bruna Carvalho e Ricardo Vidal em "Movimentos diferentes, para pessoas diferentes", pequenos solos de dança coreografados por Tânia Carvalho.

As "Quintas de Leitura" darão este ano uma atenção especial às "novíssimas" vozes da poesia portuguesa. Estão já agendadas sessões com os poetas Filipa Leal, Vítor Nogueira, Miguel-Manso e Vasco Gato, alguns dos nomes mais importantes da nova geração de poetas.

Uma noite plena de Poesia, que o obriga a juntar-se a nós.

Sem comentários: