08/11/10

“Quintas de Leitura” em sessão festa de lançamento de livro



João Habitualmente apresenta “De minha máquina com teu corpo”

As "Quintas de Leitura", ciclo poético organizado pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, fecham o ano com uma grande festa, onde a poesia e a música estarão fortemente presentes.

A sessão, a acontecer a 25 de Novembro, às 22h00, no Café-Teatro do TCA, centra-se à volta do lançamento do 14º livro da "Colecção Cadernos do Campo Alegre" sendo o Poeta convidado, João Habitualmente, o autor do novo livro agora apresentado - "De minha máquina com teu corpo".

A “Colecção Cadernos do Campo Alegre”, publicada através do departamento de Leituras e Editorial da Fundação Ciência e Desenvolvimento, conta já com nomes importantes da Poesia portuguesa como é o caso de valter hugo mãe, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Gonçalo M. Tavares, Filipa Leal, Daniel Jonas e Vasco Gato, entre outros.

Nesta festa, que rouba o título ao livro agora apresentado, participam, nas leituras, os recitadores Teresa Coutinho, Isaque Ferreira e Paulo Campos dos Reis. Uma escolha cirúrgica de poemas de João Habitualmente, espalhados pela sua vasta obra, que nos levarão às lágrimas.

Junta-se à festa a dançarina de striptease Bruna, que "mostrará" a escaldante performance "Nu integral", inspirada e transpirada num dos poemas do novo livro. Com Gainsbourg, de fundo.

Mas, já sabemos, não há "Quintas" sem muita música. Na primeira parte, actuará Vissi d' Arte Emsemble, "comandado" pela desconcertante cantora lírica Mónica Lacerda Pais. Acompanha-a o saxofonista e também cantor lírico Francisco Reis e o pianista João Queirós.

A dupla António Olaio & João Taborda, reforçados com o guitarrista Afonso Almeida, actuam na segunda parte. Um concerto de trinta minutos, intitulado "O mundo em amarelo". Imperdível.

E, no meio disto tudo, vagueia o artista plástico Mário Vitória, autor dos desenhos do novo livro de João Habitualmente. A sessão servirá para mostrar alguns desses desenhos, autênticos gritos surrealizantes que nos atiram para os universos plásticos de Cruzeiro Seixas e Dali.

Uma festa para gente grande - rigorosamente maiores de 18 anos - que contém cenas e linguagem que poderá ferir a susceptibilidade de alguns espectadores. Quem vos avisa...

Por fim, as notícias sensacionais, na boca do programador João Gesta:

“As ‘Quintas de Leitura’ continuam a combater a crise. Desta feita, da forma mais radical de todas: ENTRADA LIVRE, mediante prévio levantamento de bilhete até ao limite máximo da sala”.

NU INTEGRAL

a pele cobre

a roupa tapa

tua pele de cobre

que a roupa destapa

nem a roupa já cobre

nem a pele se tapa

(poema de João Habitualmente, in "De minha máquina com teu corpo")

Entrada livre sujeita a levantamento de bilhete, até ao limite da lotação da sala.

Desenho acima : Mário Vitória.

Sem comentários: