29/06/09

ANTES DE FÉRIAS


MADRIGAL

gosto quando pões a quinta porque me tocas na perna com o nó dos dedos


Poeta Miguel-Manso e músico B Fachada

As "Quintas de Leitura" estão quase de férias, não sem antes apresentar Miguel-Manso, o Poeta que veio agitar as águas mornas da poesia portuguesa.

A sessão, intitulada "Quando escreve descalça-se", realiza-se no auditório do TCA, no próximo dia 9 de Julho, às 22h00.

Sobre o poeta convidado o crítico literário José Mário Silva escreveu que Miguel-Manso faz dos versos "delicados actos de guerrilha" e da poesia "uma causa revolucionária".

Resta acrescentar que Miguel-Manso publicou em poucos meses dois livros muito aclamados pela crítica - "Contra a manhã burra" e "Quando escreve descalça-se"-, que lhe deram o estatuto de grande revelação da poesia portuguesa.

Na sessão, o Poeta conversará com Helena Vieira, responsável pela editora "Mariposa Azual".

As leituras, nas quais Miguel-Manso também participará, estarão a cargo de Pedro Lamares, Isaque Ferreira e do também poeta Nuno Moura. Serão lidos 20 poemas, escolhidos por Miguel-Manso para o espectáculo.

A imagem, manipulada em tempo real, será da responsabilidade do realizador Tiago Pereira.

Mas não se ficam por aqui os convidados da sessão. Elisabete Magalhães (dança) e Filipa Francisco e Bruno Cochat (performance "Nu Meio", que ironiza a relação de um casal tipicamente português)) assinarão momentos mágicos da sessão.

Refira-se, por fim, B Fachada, o músico convidado que se estreia nas "Quintas de Leitura".

Sobre este músico, escreve Samuel Úria:

"Princesa pop, palhaço pirómano, petrarquista pirata, perfeccionista patibe, porfiado e prolixo poeta - tudo adjectivos começados por "b". Literato até quando cospe, o cascalense Fachada faz canções para todos os desgostos, humor ponta-e-mola para todos os buchos".

B Fachada apresentará ao piano, à guitarra e à viola braguesa, canções do seu último disco "Um Fim-de-semana no Pónei Dourado". Nós cá estaremos para ouvir e incendiar o auditório.

Bilhetes sempre a pensar na crise: 9,00 Euros e 6,00 Euros.

(Fotografia em cima: B Fachada por Vera Marmelo)

Sem comentários: