04/05/09

Quatro performances e pequenas revoluções


Uma “Quinta de Leitura” com duas noites



A próxima aventura das "Quintas de Leitura" intitula-se "A Rua da Estrada" e realiza-se nos dias 14 e 15 de Maio, sempre às 22h00, no Sala-Estúdio do TCA, a sala mais intimista deste Teatro.

Trata-se de um shot performático, em duas partes, englobando convidados de várias áreas de expressão: poetas, diseurs, músicos, uma fotógrafa, uma bailarina e mesmo um geógrafo. Uma caldeirada explosiva, de contornos imprevisíveis.

João Gesta, programador do ciclo “Quintas de Leitura” e criador deste espectáculo, explica:

“Prometemos 100 minutos de espectáculo intenso, frenético, desconcertante e muito variado. Trabalharemos sem rede, à mercê dos impulsos dos nossos convidados. Experimentaremos o conceito de ‘recital portátil’, ou seja, uma sessão com menos requisitos técnicos e de fácil montagem, capaz de se ‘instalar’ eficazmente em qualquer outro palco do país, 24 horas após a sua apresentação no TCA”.

O espectáculo foi concebido pelo programador João Gesta, que conta com a acção e cumplicidade directas da fotógrafa PAT, artista destacada para introduzir "pequenas revoluções" no decorrer do espectáculo.

São várias as performances que se anunciam:

- O geógrafo Álvaro Domingues apresentará com ciência e humor a conferência-esquisita "A Rua da Estrada", que dá nome à sessão.

- Lucía Aldao, cantora galega, volta às "Quintas" para apresentar "Macedonia pequena", temas de Janis Joplin, Melanie Safka, Lou Reed, Mazzy Star e Los Piratas.

- Estreia nas "Quintas" de Samuel Úria, destacado músico da editora Flor Caveira. Tocará músicas de sua autoria, dos Beatles e, talvez, a "5ª Sinfonia" de Paco Bandeira. A verdadeira "Nova vaga de velhas vogas".

- O colectivo "O Copo", constituído pelos poetas Nuno Moura e Paulo Condessa, apresentam "Os Garfunkels", pura performance poética, supra-pseudo-musical. Prometem-se espasmos musicais capazes de honrar a nação.

- Da Roménia chega-nos a bailarina Cindy, para dar mais sensualidade e magia ao acto.

Um espectáculo para maiores de 18 anos. Nunca se sabe...

"Serão talvez precisas várias sessões destas para que um dia deixe de haver pessoas razoáveis", remata João Gesta, confiante no êxito deste modelo.

Sem comentários: