05/02/14

Um geógrafo e um poeta


27 de fevereiro – 22h00
“ENTRE NÓS”
Auditório
Maiores de 16 anos


A 27 de fevereiro, às 22h00, volta ao palco do Teatro do Campo Alegre/Câmara Municipal do Porto o ciclo que, apontando para o futuro, continuará a fazer jus ao momento irrepetível e inusitado, à imaginação e à irreverência: “Quintas de Leitura”.

Desta feita a Palavra poética cruzar-se-á com a palavra conferencial e, de forma lúdica e dessacralizada,  também com a dança, as artes plásticas, a performance, a música.

Esta sessão tem dois convidados principais, funcionando como um dois-em-um: o geógrafo Álvaro Domingues e o poeta João Habitualmente.

Álvaro Domingues fará a sua sexta conferência-esquisita, desta vez subordinada ao tema “Entre nós”, ou como os nós das autoestradas se entrelaçam com a nossa vida quotidiana.

Na segunda parte, o poeta João Habitualmente revela-nos, em primeiríssima mão, fragmentos do seu novo livro “Coisas do Arco da Ovelha”, pequeno tratado do banal familiar.

O poeta convidado conversará sobre o livro e sobre a atualidade portuguesa com Francisco Louçã.

A sessão abre com a atuação de Tânia Carvalho (voz) e Joana Gama (piano) na performance musical “ Idiolecto”. A ideia é misturar duas músicas que façam parte do imaginário da maior parte das pessoas, conseguindo encaixar uma música pop/rock cantada, por cima de uma clássica para piano.

A sessão contará ainda com outros convidados de peso: CAPICUA (música), Momentum Crew (dança), Isaque Ferreira e Isabel Queirós (leituras) e JAS (imagem).

 ------------------------- 



Capicua é Ana Matos Fernandes. Nascida na freguesia de Cedofeita, cidade do Porto, no ano em que Michael Jackson muda o mundo com “Thriller” e Gabriel García Márquez ganha o Nobel da Literatura pelo “Cem anos de solidão”. Cresce a gostar de rimas e de palavras ditas ao contrário, da “Canção de Embalar” do Zeca e de ouvir o Pai a dizer os poemas dos outros. Com 15 descobre o Hip Hop, primeiro pelos desenhos nas paredes, depois pelas rimas em cassetes, até chegar aos microfones. Algures entre a escola e a universidade, do Porto para Lisboa, estuda sociologia e faz um doutoramento em Barcelona.

Mc militante desde 2004, edita dois Ep’s em grupo (“Syzygy” em 2006 e “Mau Feitio” em 2007), até estar pronta para a primeira aventura solitária em 2008 com a mixtape “Capicua goes Preemo” (que chegou aos 10000 downloads em duas semanas). Seguem-se inúmeras colaborações em diversas compilações e mixtapes de alguns dos mais conceituados Dj’s e Produtores de Hip Hop nacionais. Finalmente, em 2012, edita o seu primeiro álbum em nome próprio, com selo Optimus Discos e instrumentais de D-one, Xeg, Sam the Kid, Nelassassin, entre outros.

Com este trabalho consegue atingir novos públicos e surpreender a crítica (alcançando, por exemplo, o 2º lugar na lista de “Melhores Discos do Ano” da Revista Blitz, ficando entre os 10 discos portugueses do ano a merecer destaque no semanário Expresso e sendo muito elogiada na emissão especial “Discos de 2012” na Antena 1). 2013 começa com nova mixtape, desta vez com beats de Kanye West (“Capicua goes West”) e acaba com a promessa de novo álbum - SEREIA LOUCA (a sair em março de 2014 pela Norte Sul).


----------------------------

Para além de um grupo de dança, os Momentum Crew são uma família, consideram-se “irmãos de mente e coração” e vivem juntos no Porto partilhando o amor pela dança e pelas artes.

O grupo já existe desde Outubro 2003 e tem vários elementos, neste momento “vivem da Dança e para a Dança” estudando para além da arte do Bboying, diversas artes que os inspiram a criar performances inovadoras onde aplicam a arte do “Bboying e Breakdance a temas e situações pouco normais, baseando o treino e dança na determinação de um estilo próprio, único e com referência diversas.




Sem comentários: