06/09/10

José Tolentino Mendonça e Samuel Úria

no regresso das Quintas de Leitura

Sérgio Godinho vem logo a seguir


As "Quintas de Leitura", ciclo poético organizado pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, regressam no próximo dia 30 de Setembro, às 22h00, no seu palco habitual: o Teatro do Campo Alegre.

O regresso, em Setembro, promete uma sessão plena de poesia e música, construída em torno do livro "O Viajante Sem Sono" de José Tolentino Mendonça, o nosso Poeta convidado. Samuel Úria, um dos seus amigos, junta-se à festa com as recentes canções do seu disco "Nem Lhe Tocava", num concerto a solo intimista quanto baste.

Em Outubro, dia 28, em estreia absoluta neste ciclo poético, estará Sérgio Godinho à conversa com Anabela Mota Ribeiro sobre o seu mais recente livro de poemas – “O Sangue Por Um Fio”. Também em Outubro, de 21 a 23, o muito aclamado no ciclo Pedro Tochas propõe um desafio exclusivo para rir de forma saudável - “Experiência Teste”-, definido pelo próprio: “entre o bom e o mau, o bonito e o feio, tudo pode acontecer”.

Em Novembro, dia 25, o lançamento do ano da colecção Cadernos do Campo Alegre, é motivo para uma sessão de “Quintas” de entrada livre. Publica-se o livro “De Minha Máquina Com Teu Corpo”, de João Habitualmente, pretexto para leituras, muita música e a escaldante performance “Nu Integral” que fará subir a temperatura da sala.

Para cada momento poético as “Quintas de Leitura” reservam as melhores performances nas diferentes áreas de expressão artística (imagem, música, dança) como sempre tem sido feito desde o arranque do ciclo pela mão de João Gesta, em Janeiro de 2002.

Voltando ao espectáculo de dia 28 de Setembro“O Viajante Sem Sono” -, para o qual os bilhetes já estão à venda desde Julho, muito há ainda a dizer. As leituras da Palavra de Tolentino estarão a cargo de Joana Carvalho, Susana Menezes e Paulo Campos dos Reis.

A imagem desta sessão, inspirada no universo do Poeta, é assinada pelo artista plástico Tomás Cunha Ferreira.

Estreia nas "Quintas" da bem sucedida firma Louro & Lima. André Louro e João Lima cruzam as artes distintas do piano e da guitarra portuguesa, instrumentos de tradições e sonoridades diversas que raramente se misturam, para a criação de uma identidade musical única e original. O vídeo de Edgar Pêra enriquece este momento esquisito.

O habitual momento de performance será assegurado pelo "repetente" Victor Hugo Pontes. Apresentará, na companhia de Helder Seabra, um fragmento da peça "Rendez-vous".

Como já foi dito, fecha a noite o "diabolicamente talentoso" Samuel Úria. Oportunidade para conhecer o que de melhor aconteceu na música popular portuguesa nos últimos dez anos.

“O Viajante Sem Sono” será uma noite assim: cruzamentos improváveis, momentos irrepetíveis, "uma flor mágica ainda a tempo de ser colhida". Só Deus sabe como e quando terminará.

Não falte. Bilhetes a pensar na crise: 9,00 Euros e 6,00 Euros (c/ descontos habituais).

«Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui"»

Sem comentários: