03/06/08

BIFE? BIFE? BIFE?



A próxima sessão de Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre, 80º espectáculo do ciclo, fica marcada pelo regresso aos palcos do TCA do colectivo poético “Caixa Geral de Despojos” (CGD). Um recital a acontecer dia 18 de Junho, às 22h00, no Auditório do TCA. Sobre este espectáculo a CGD explica:

O EVENTO

Desta feita, o desatino, quase poético, intitula-se "BIFE PICADO" e está marcado para o dia 18 de Junho, às 22h00, no Auditório do TCA. Uma quarta-feira. Desde logo, a primeira novidade: trata-se da primeira quinta-feira de leitura do mundo feita a uma quarta-feira. Porquê? - perguntar-se-á.

Por razões meteorológicas e porque sim, respondemos nós, com a superioridade moral de quem tem o S. Pedro, a Soraia Chaves e o ministro das pescas do nosso lado.

A CONCEPÇÃO SEM DOR

"BIFE PICADO" é uma concepção sem mágoa de João Gesta e Mafalda Capela, com direcção de cena de Pedro Lamares. Membros impolutos do colectivo poético, até nos deixarem.

A HOMENAGEM

"BIFE PICADO" é também a oportunidade rara de homenagear Buffalo Bill, um herói da nossa infância, ao lado de Daniel Boone, Kit Carson, Sandokan e, mais recentemente, Amy Winehouse.

E o que tem a poesia a ver com Buffalo Bill? - perguntará, incrédulo, o espectador. É simples. Conta o biógrafo do aventureiro americano que ele, enquanto limpava a carabina, costumava recitar em voz alta um ou dois cantos de "Os Lusíadas". Nos intervalos, saía em êxtase da tenda, e dizimava uma ou duas manadas de búfalos que, na manhã seguinte, generosamente ofertava aos indígenas.

UM ELENCO LUXURIANTE

Conseguimos reunir à volta do bife um leque improvável e inqualificável de artistas.
Por ordem de entrada no limbo:

- os fogosos recitadores da "Caixa Geral de Despojos": Filipa Leal, Susana Menezes, Isaque Ferreira, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Pedro Lamares e Isaque Ferreira. A "Caixa" actua já com o seu reforço de Verão: a actriz Sofia Grilo.

- o coreógrafo Victor Hugo Pontes que apresenta a peça ´"Ícones", com interpretação de Victor Hugo Pontes, Joana Antunes e Ricardo Machado.

- a dupla americana Thollem MacDonas (piano) e Germaul Barnes (dança), que nos encostará à parede com a performance "Between Between".

- Luís Tobias, também membro da "Caixa Geral de Despojos", responsável pela imagem da sessão.

- performance musical "Lupas em Vénus", a primeira girls band que antes de o ser já o era. Presenças arrebatadoras de Adriana Faria, Daniela Dias, Inês V. Macedo, Maria Enes e Sofia V. Macedo. Para ver e escolher com atenção.

- remate com a música encantatória de Tiago Bettencourt (líder dos grupos Toranja e Mantha). Actuação a solo, para levar para casa.

- lamentavelmente, por razões patrióticas e orçamentais, foi cancelado um momento de strip-tease e poética quântica interpretado pela prima de Bufallo Bill. Paciência - não faltarão oportunidades.


A RIMA QUASE PERFEITA


Serviremos textos apetecíveis da moderna poesia portuguesa e arredores: Fernando Alves dos Santos, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Tiago Rodrigues, , José Carlos Ary dos Santos, Álvaro de Campos, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, Mário Cesariny, Gomes Leal, Filipa Leal, Dan Rhodes e Vassily Kandinsky.

Venha partilhar connosco duas horas de poesia, música, dança e o que mais se verá. Traga agasalhos: bife picado - neve no telhado.

Nota: para maiores de 16 anos.



Sem comentários: