12/12/07

Estreia literária de uma mulher que faz quase tudo bem

«Gosto de frases curtas. Como saias.»
(Marta Bernardes)
O dia 13 de Dezembro marca a estreia literária de Marta Bernardes, artista plástica, performer, cantora e letrista de vários projectos musicais, «uma mulher que faz quase tudo bem», nas palavras do programador João Gesta.

O livro intitula-se «Arquivo de Nuvens» e é pretexto para juntar à sua volta um naipe valioso de artistas de várias áreas numa «Quinta de Leitura» diferente e surpreendente que se estenderá da magia à poesia e da performance à música.

Será a sessão de lançamento do 11º livro da colecção Cadernos do Campo Alegre, colecção que conta já com títulos assinados por, entre outros, Filipa Leal, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Carlos Tê, Gonçalo M. Tavares e valter hugo mãe, recente vencedor do prémio literário José Saramago.

Marta Bernardes diz «ter nascido, contrariando as probabilidades de nascer outra, em 1983, no Porto. Esteve para se chamar Raquel ou Marta Isabel mas, depois de larga discussão, acabou por ficar Marta Raquel. Teve dentes de leite até tarde e, lamentavelmente, não teve irmãos. Foi atleta de alta competição e boa aluna nas sucessivas escolas por onde passou: Escola Oitenta, Pires de Lima, Soares dos Reis, Belas Artes do Porto, Belas Artes de Paris».

Presentemente estuda filosofia em Madrid. É praticamente uma estudante profissional. É amiga de gente importante, mas, sobretudo, é importante para a gente amiga que a acompanhará no dia 13:

Ana Deus (cantora convidada); Projecto musical João Peludo (Nuno Sousa, João Covita, Pedro Gonçalves, Sérgio Seara e João Carujo); Filipa Leal e Diogo Dória (leituras); Diniz Cayolla (apresentação do livro); Jomaguy (mágico); e Dinis Santos, Daniel da Costa e Pedro Paradela (autores do vídeo – filme «Claro»).

Uma grande trupe que lhe proporcionará uma noite de grandes sobressaltos. E, porque uma boa notícia nunca vem só, comunicamos solenemente que, desta feita, não precisa pagar. E ainda terá direito a uma generosa oferta de Natal.
(foto: PAT)

Sem comentários: