17/12/12

Histórias Indianas - fotografias
















Fotografias de Sara Moutinho.


A sessão de lançamento do 16.º livro da coleção “Cadernos do Campo Alegre”, intitulado “Histórias Indianas”, realizou-se no Teatro do Campo Alegre, a 13 de dezembro de 2012, às 22h00, num espetáculo do ciclo “Quintas de Leitura”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

Este livro, da autoria de Cristina Drios, foi o vencedor do Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre “Novo Autor, Primeiro Livro”, organizado pela Fundação Ciência e Desenvolvimento com o apoio da Editora Objectiva. Na edição de 2012, o Prémio Literário foi atribuído ao género conto.

Sob o signo do Oriente, a sessão abriu com a Companhia de Dança Diana Rego: Diana Rego, Marta Dias e Sofia Vaz, acompanhadas ao vivo pelo músico Marc Planells. Nesta atuação o público foi transportado para um ambiente indiano que propiciou a abordagem ao livro de contos com histórias indianas.

Cristina Drios, responsável também pela fotografia da sessão, conversou depois com o escritor João Tordo, a propósito do livro e das suas vivências na Índia.

Sofia Bilhau e Paulo Condessa leram fragmentos da obra agora apresentada. Entre leituras, as sonoridades inusitadas de Paulo Mesquita que trata o piano como um instrumento total, dentro e fora das teclas e das cordas.

A sessão contou ainda com um convidado especial: o faquir Marco Patrocínio.

Depois de um curto intervalo, um momento arrebatador: Vera Mantero (voz) e Gabriel Godoi (guitarra) interpretaram Caetano Veloso, numa atuação que teve direito a bis.

Assim decorreu, sem espinhas, o episódio número 137 do ciclo “Quintas de Leitura”.

Sem comentários: