03/02/12

Festa das “Quintas de Leitura” - 11 anos de ação poética



“Até haver as quintas de leitura o que eu gostava mais era das quintas do douro. A poesia está nas quintas como o peixe na água, os poetas estão nas suas sete quintas. Mas o que gosto mesmo nas quintas é não serem à sexta.”

(depoimento do Poeta João Habitualmente sobre as “Quintas de Leitura”)



As “Quintas de Leitura”, promovidas pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, comemoram 11 anos de ação poética e o seu programador, João Gesta, festeja 10 anos ao leme deste ciclo poético.

A festa, uma verdadeira maratona poética, realiza-se no dia 16 de Fevereiro, às 22h00, no Auditório do TCA, com apresentação de Filomena Cautela e com a participação de mais de 20 artistas de diferentes áreas de expressão.

Ao longo de três horas de espetáculo teremos momentos de poesia, dança, performance, muita música e o que mais se verá. Teremos ainda uma faixa escondida, surpresa total, no final do recital. Só para abrir o apetite:

Na música Best Youth, Charles Sangnoir e At Freddy´s House; nas leituras os recitadores Isaque Ferreira, Daniel Maia-Pinto Rodrigues e Pedro Lamares; também a ler os coletivos poéticos “O Copo” (Paulo Condessa e Nuno Moura) e “Peixe Graúdo” (Teresa Coutinho, Marta Bernardes, Ana Celeste e Ricardo Caló); a dança da Vortice Dance Company; os surpreendentes desenhos de PAM.

Marco Oliveira revelará o novo genérico das “Quintas”. O espetáculo contará ainda com uma performance especial do relatador da TSF João Ricardo Pateiro.

E como não há “Quintas” sem poetas, as vozes de Camões, Adília Lopes, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Fernando Alves dos Santos, Mário Cesariny, Alberto Pimenta, Alexandre O’Neill, Mário Henrique Leiria, Marta Bernardes, Gonçalo M. Tavares, Jorge Sousa Braga, João Gesta, Paulo Condessa, Nuno Moura, José Saramago e António Lobo Antunes encherão a Rua das Estrelas de uma luminosidade inusitada. Deixe-se encandear por nós.

Para recordar ficam 124 espetáculos, quase 1.000 artistas convidados, 25.000 espectadores e mais de 3.000 poemas lidos.

Momento certo para oferecer ao nosso público, que fielmente enche as nossas salas desde 2001, uma grande festa da poesia, concebida numa perspetiva eminentemente multidisciplinar.

Refira-se, por fim, que a todos os espectadores e artistas participantes será ainda oferecida uma pequena brochura que inclui  depoimentos sobre as “Quintas de Leitura” de figuras relevantes da cultura portuguesa.

A Palavra é quem mais ordena. Este é o nosso mote para 2012.




Espetáculo para maiores de 16 anos. Bilhetes a 11 euros (7,50 euros com os descontos normais). 

1 comentário:

Sun Iou Miou disse...

Para quem gosta de poesia, as Quintas de Leitura são a quinta-essência da felicidade, ou até um quintão dela.