09/06/11

Mega festa da Poesia com concerto dos Clã


O ciclo poético “Quintas de Leitura”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, apresenta, no dia 30 de Junho um grande recital de poesia intitulado “Um galeão e uma torrada encontram-se na rua das estrelas, pela primeira vez”.

A sessão realiza-se no Auditório do Teatro do Campo Alegre, às 22h00, e centra-se na figura do recitador e nas suas escolhas poéticas.

Trata-se de uma verdadeira maratona poética, de uma mega-festa da poesia, que trará ao palco do TCA alguns dos maiores recitadores nacionais: António Durães, Carla Bolito, Filipa Leal, Isaque Ferreira, Paulo Campos dos Reis, Pedro Lamares e Renato Cardoso.

Junta-se a eles uma das grandes referências culturais da Galiza: o artista multimédia, poeta, cantor e performer Antón Reixa, que, ao leme da banda os “Resentidos”, marcou decisivamente a música popular galega contemporânea.

Lerá, na sessão, um brilhante manifesto de sua autoria intitulado “Quero”:

Quero peixes voadores alimentados por energia solar

Quero que os extraterrestres leiam Kafka

Quero uma paragem do Orient Express no meu bairro

As escolhas poéticas da sessão são da inteira responsabilidade dos recitadores convidados. Encantar-nos-ão com poemas de Carlos Drummond de Andrade, Eugénio de Andrade, Filipa Leal, Oswaldo Montenegro , José Régio, Carlos Eurico da Costa, Almada Negreiros, Alberto Pimenta, Jorge de Sousa Braga, Joaquim Pessoa, Joaquim Castro Caldas, Mário Cesariny, Jorge de Sena, Alexandre O´Neill e Miguel Esteves Cardoso.

Outros artistas abrilhantarão a festa: a bailarina Né Barros, o ilustrador António Jorge Gonçalves que dialogará em tempo real com os recitadores, e o Ensemble Vocal Pro Musica, composto por cerca de quarenta elementos e superiormente dirigido pelo maestro José Manuel Pinheiro.

A noite fecha com a voz encantatória de Manuela Azevedo, num imperdível concerto dos Clã.

Junte-se a nós. Três horas de poesia para o levar às Estrelas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Seria animador e muito mais participante , com aquela"coisa" chamada alma que visualizo azul e carmim , se o público pudesse manifestar-se
com algo de poético.

avelina vieira

Patrícia Campos disse...

Obrigada pelo seu comentário.