19/04/11

PRÉMIO LITERÁRIO

O Pelouro do Conhecimento e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto apresentou, no passado Dia Mundial da Poesia (21 de Março), o “Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre - NOVO AUTOR, PRIMEIRO LIVRO”, que surge no âmbito das “Quintas de Leitura”, ciclo poético promovido pela autarquia através da Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD).

Com o objectivo de incentivar a criação poética e o aparecimento de novos autores, bem como reforçar a dinâmica cultural desenvolvida, desde 2001, na área das Leituras, através do ciclo poético “Quintas de Leitura”, e na área Editorial, através da publicação de vários livros integrados na colecção “Cadernos do Campo Alegre”, a FCD instituiu um Prémio Literário designado “Novo Autor, Primeiro Livro”, a atribuir, anualmente, à melhor obra inédita de poesia de um autor português sem qualquer obra publicada.

Podem concorrer ao Prémio autores portugueses que, à data de apresentação das obras a concurso, nunca tenham publicado qualquer obra. O Prémio será atribuído anualmente, podendo o género literário a concurso variar de ano para ano.

Nesta edição de 2011, cada autor apenas pode concorrer com uma obra inédita de poesia escrita em língua portuguesa, com um mínimo de 25 e um máximo de 50 páginas. O Prémio consiste na edição da obra premiada pela FCD e pela editora Objectiva, patrocinadora desta edição.

A obra premiada, escolhida por um júri constituído pela escritora Ana Luísa Amaral, pelo advogado Miguel Veiga, pelo programador do ciclo “Quintas de Leitura” João Gesta, pelo catedrático de medicina Rui Nunes e por um representante da Editora Objectiva, será integrada na colecção “Cadernos do Campo Alegre” dirigida pela FCD.

Os resultados do Prémio serão publicitados no site da FCD até 30 de Junho de 2011.

O regulamento está disponível em www.fcd-porto.pt e http://quintasdeleitura.blogspot.com/

Sem comentários: