16/04/10

Gonçalo M. Tavares nas "Quintas de Leitura". Dia 22 de Abril. A não perder.

perguntas, respostas

Conheço pouco o mundo, os meus pais sempre
Perceberam o aborrecimento profundo que
Qualquer viagem me trazia. Fui absolutamente físico,
Lutava, era empurrado, empurrava, caía,
Na mesma tarde apanhava sol calmo e um murro forte.
Mas agora não. Por mim, a partir de hoje,
Fixava os acontecimentos
Dos dias a uma parede, com um material qualquer -
Não há cola assim tão forte, eu sei, nem os agrafos
São ferramenta com força para agarrar o que acontece,
Mas um certo recato sim, uma certa constância de hábitos,
Uma disciplina inútil, estúpida, egoísta, sim, certamente
Isso tudo, mas a disciplina, o saber qual é o nosso
Passo, quais os sítios onde preferimos perder-nos, isso sim
Permite tornar os acontecimentos paisagem
E a nossa cabeça, protagonista.
E o mundo?, dirão. Sim, é verdade, a certas perguntas
Não sei responder e certas respostas que dou
Envergonham-me.

(poema de Gonçalo M. Tavares, in "1" / Relógio D' Água Editores)

Sem comentários: