05/04/07

Dos EUA em estreia absoluta


Inéditos de José Luís Peixoto
e estreia de Thollen MacDonas




As «Quintas de Leitura» do TCA recebem o poeta José Luís Peixoto que vai revelar uma vintena de poemas inéditos, fragmentos do seu novo livro de poesia, a editar até ao final deste ano.

A sessão, intitulada «Unicórnios e Farmácias Abandonadas» – verso de um destes novos poemas - , está marcada para dia 19 de Abril, às 22h00.

O espectáculo marca ainda a estreia absoluta em Portugal do pianista, vocalista, compositor e improvisador norte-americano Thollen McDonas, que actuará na segunda parte, numa extasiante excursão pelas ideias que resumem o seu pensamento musical - «Ler nas entrelinhas e tocar fora delas».

Assim, esta «Quinta de Leitura», que pelo 5º ano consecutivo recebe José Luís Peixoto, trás a Portugal a estreia de Thollem MacDonas, virtuoso pianista descendente de irlandeses e da tribo Cherokee. Nasceu e cresceu em S. Francisco. Conta que, desde jovem, qual vagabundo, tem viajado como concertista e tocado em diversas formações musicais, da percussão africana ao Punk, das casas abandonadas às salas de concerto. Actualmente Thollen dedica-se às suas próprias composições e improvisações a que chama «eccentriclet music». Em 2006 recebeu a bolsa Meet the Composer do National Endowment of Arts, estando neste momento a meio de uma digressão de seis meses pela Europa.

Sobre este espectáculo, o programador João Gesta diz: «Pensamos estarem reunidos os condimentos necessários para fazer da nova passagem de José Luís Peixoto pelas “Quintas de Leitura” uma sessão imperdível e difícil de esquecer. Junte-se às Quintas, porque sonhar é preciso».

Sem comentários: