05/02/07

FADO NAS QUINTAS DE LEITURA


A poeta Maria do Rosário Pedreira e a fadista Aldina Duarte marcarão presença nas "Quintas" no dia 21 de Junho. Uma sessão imperdível, onde não deixará de ser lido este belo poema da autora convidada.

FADO

Dizem os ventos que as marés não dormem esta noite.
Estou assustada à espera que regresses: as ondas já
engoliram a praia mais pequena e entornaram algas
nos vasos da varanda. E, na cidade, conta-se que
as praças acoitaram à tarde dezenas de gaivotas
que perseguiram os pombos e os morderam.

A lareira crepita lentamente. O pão ainda está morno
à tua mesa. Mas a água já ferveu três vezes
para o caldo. E em casa a luz fraqueja, não tarda
que se apague. E tu não tardes, que eu fiz um bolo
de ervas com canela; e há compota de ameixas
e suspiros e um cobertor de lã na cama e eu

estou assustada. A lua está apenas por metade,
a terra treme. E eu tremo, com medo que não voltes.

(in "A Casa e o Cheiro dos Livros")

(Isabel Pinto autora da foto de Aldina Duarte /acima)

Sem comentários: