08/02/10

100 QUINTAS DE LEITURA

Sessão cem do ciclo poético

QUINTAS DE LEITURA

Festa da Poesia em 3 actos

A festa comemorativa da centésima sessão do ciclo poético Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, acontece no próximo dia 25 de Fevereiro, às 22h00, no Auditório do TCA, no Porto.

O espectáculo, uma festa em 3 actos, intitulada "LEICA VIRGEM" foi concebido, sem mácula, por João Gesta, "o programador", que resume desta forma o ciclo e esta data marcante:

Eis-nos finalmente chegados à centésima sessão do ciclo poético Quintas de Leitura. Oito anos ao serviço da Palavra dos nossos Poetas. Oito anos ao serviço da divulgação da Língua Portuguesa, o nosso maior património.

Ao fim de oito anos, a certeza de sempre: é impossível viver sem Poesia. Ou, como diria o Poeta, Sonhar é preciso”.

Espera-nos uma noite de beleza convulsiva. Três horas de espectáculo, onde não faltarão momentos de dança, música, imagem e, claro, muita Poesia.

A festa será apresentada por Adriana Faria e Teresa Coutinho. Uma é morena, a outra sabe-se lá. Serão as porteiras da noite.

Na imagem, muita fotografia, para mais tarde recordar, pela Leica quase virgem de Pat - fotógrafa reincidente nas Quintas de Leitura – e depoimentos vídeo sabiamente recolhidos por Pedro Nunes.

Na dança, estreia absoluta nas "Quintas" da Vortice Dance Company. A apresentar: um excerto da peça "Soliloquy about Wonderland", coreografia de Cláudia Martins e Rafael Carriço.

Presença também reincidente neste ciclo poético do pianista Raúl Peixoto da Costa. Com apenas 16 anos de idade, já venceu os Concursos Internacionais de Piano de San Sebastian e Alexander Scriabin em Paris. Recentemente encheu a Sala Suggia (Casa da Música/Porto), num concerto memorável. Representou Portugal no Concurso da União Europeia, na República Checa, sendo o mais jovem concorrente a alcançar a final. Tocará Chopin, para comemorar o 100º aniversário deste compositor.

A centésima sessão marca ainda a 48ª presença do actor Pedro Lamares em sessões das Quintas de Leitura. Apresentará "O Fraseador", uma leitura de poemas, na qual vai conversando sobre o seu percurso com a poesia, partilhando experiências e contextualizando alguns dos textos com momentos de vida ou histórias relativas aos poetas.

Como é sabido, as Quintas de Leitura realizaram em Setembro e Outubro de 2009 um casting para leitores de poesia, que envolveu mais de 200 candidatos. Chegou agora o momento de mostrar os resultados desse casting. Vêm a palco alguns dos elementos seleccionados: Ana Catarina Barbosa, Ana Celeste Ferreira, Ana Paiva, Rita Machado, Manuel Tur, Susana Guimarães e Valdemar Santos. Lerão poemas de Al Berto, Fernando Pessoa, José Gomes Ferreira, António José Forte, Herberto Helder, Adília Lopes, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, José Carlos Ary dos Santos, Gonçalo M. Tavares, Manuel António Pina e Alberto Pimenta, entre outros. Um momento especial, virado para o futuro.

Fecha a noite o músico B FACHADA. Concerto de trinta minutos com todos os seus êxitos. Palavras para quê? - ele foi unanimemente considerado pela crítica da especialidade como uma das grandes revelações da pop lusa em 2009. O regresso de um grande músico ao ambiente das "Quintas".

o poema é antes de tudo

um palco para gestos simples

eu rego as flores de Junho

(Miguel-Manso)

Sem comentários: