14/01/13

Em jeito de balanço...


“Quintas de Leitura”
Pequeno balanço sobre 2012
Resumo da programação de 2013



Em jeito de balanço, alguns dados sobre o ciclo poético “Quintas de Leitura”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento. Refira-se que em 2012 as “Quintas de Leitura” foram vistas por 3.550 espectadores-pagantes. Foi pela primeira vez ultrapassada a meta dos 3.000 espectadores anuais. Apresentaram-se 15 espetáculos, dos quais 13 construídos de raiz, que proporcionaram uma taxa de ocupação de salas quase a rondar os cem por cento.

“Depois de um panorama tão animador, ocorrido ainda por cima em ano de crise, tentaremos em 2013 não defraudar as expectativas dos nossos fiéis seguidores”, esclarece João Gesta, o programador do ciclo.

No que diz respeito a escritores convidados, assinalem-se as presenças já confirmadas de Maria do Rosário Pedreira, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ana Luísa Amaral, Miguel-Manso, Marta Bernardes, Rui Lage, Maria Teresa Horta, João Luís Barreto Guimarães, José Tolentino Mendonça, Afonso Cruz, Ana Zanatti, Golgona Anghel e Valter Hugo Mãe.

Na rubrica “As escolhas poéticas de…”, que já trouxe ao TCA personalidades como Inês Pedrosa, Isaque Ferreira, Rui Reininho e Fernando Alvim, anunciam-se as presenças de Paula Moura Pinheiro, António Mega Ferreira e Nicolau Santos.

Também na música o cartaz é aliciante. Estão já confirmados os seguintes concertos: Aldina Duarte e Júlio Resende, Filho da Mãe, Capicua, Couple Coffee, Celina da Piedade, João Gentil, Jorge Coelho e  António Zambujo.

A dança e performance terão presença forte nas “Quintas”: Marco Moreira e Ana Galyssheva, Olga Roriz, Mafalda Deville, Luís Guerra, Sónia Baptista e Lander Patrick e Jonas Lopes (Cascas D’Ovo).

Cinco coletivos poéticos estão convidados para atuarem em 2013 nas “Quintas de Leitura”: O Copo, Peixe Graúdo, Sindicato do Credo, Penicos de Prata e Tender a Man, liderado pela carismática poeta galega Yolanda Castaño.

Sem recitadores não há “Quintas”. Atuarão no TCA alguns dos  melhores dizedores de poesia: Pedro Lamares, Emília Silvestre, António Durães, Susana Menezes, Teresa Coutinho, Isaque Ferreira, Filipa Leal,  Daniel Pinto, João Paulo Costa, Celeste Ferreira e Sara Carinhas.

Alguns fotógrafos e artistas plásticos se juntarão às “Quintas”: Renato Roque, Pedro Teixeira Neves, Jorge Garcia Pereira, Mário Vitória e Mariana, a Miserável.

Em Junho, mais uma conferência-esquisita pelo geógrafo e grande comunicador Álvaro Domingues. Intitula-se “A volta a Portugal”. O conferencista convidado partilhará o palco com o poeta Rui Lage.

Para fintar a crise, nada melhor do que o humor refinado do comediante Pedro Tochas. Espetáculo novo, a apresentar em 3 sessões, que se realizarão nos dias 6, 7 e 8 de Junho, no Café-Teatro.

Destaque-se, por fim, a festa da poesia que acontecerá no dia 23 de Maio, comemorativa dos 12 anos de atividade do ciclo “Quintas de Leitura”. Serão 3 horas non-stop, cheias de surpresas e momentos inusitados, que culminarão com o tão esperado concerto a solo de António Zambujo. Festa rija no TCA, com dezenas de convidados.

Para perpetuar o evento será editado um postal comemorativo, distribuído gratuitamente,  que juntará a escrita do consagrado José Luís Peixoto com a imagem de Mariana, a Miserável, um novíssimo talento das artes plásticas.

Para que tome nota na sua agenda, aqui fica a calendarização do primeiro semestre de ação das “Quintas de Leitura”:

31 de Janeiro de 2013
Vamos ser velhos ao sol

A poesia de Maria do Rosário Pedreira
Aldina Duarte (voz) e Júlio Resende(piano) em concerto.

28 de Fevereiro
As escolhas poéticas de Paula Moura Pinheiro

Joana Gama (piano), Mónica Lacerda Pais (canto lírico), Filho da Mãe (novíssima guitarra portuguesa).
Leituras por Filipa Leal, Emília Silvestre e António Durães.

14 Março
Desfolhar uma rosa
é poesia
ou prosa?

Ana Luísa Amaral, Marta Bernardes, Miguel-Manso e Daniel Maia-Pinto Rodrigues à conversa com Aurélio Gomes.
Concerto de Capicua e Couple Coffee
Imagem de Mário Vitória

18 de Abril
Liberdade, cor de Homem

Colectivos poéticos “O Copo” e “Peixe Graúdo”.
Concerto de Jon Gomm

23 de Maio
é preciso dizer Para Sempre em vez de dizer Agora
sessão comemorativa dos 12 anos das “Quintas de Leitura”

Sónia Baptista (performance)
Mariana, a Miserável (imagem)
Mafalda Deville (dança)
António Zambujo (concerto)

6,7 e 8 de Junho
Um novo espetáculo do comediante Pedro Tochas

20 de Junho
A Volta a Portugal
Conferência-esquisita pelo geógrafo Álvaro Domingues.
A poesia de Rui Lage.
Performance musical de Ana Celeste Ferreira

Com esta programação virada para o Sonho e para o Futuro estão reunidas as condições para se converter de vez à poesia. Nós cá o esperamos, sorriso ao canto da noite.




Sem comentários: