31/03/14

As escolhas poéticas


















Fotografias de Sara Moutinho


AS ESCOLHAS POÉTICAS DE ANTÓNIO MEGA FERREIRA NO TEATRO MUNICIPAL 


Um verso de Mário Cesariny – “Falta por aqui uma grande razão” – deu título à sessão das “Quintas de Leitura”, ciclo poético promovido pelo Teatro Municipal. O espetáculo, baseado nas escolhas poéticas de António Mega Ferreira e completamente esgotado desde a primeira hora, realizou-se na quinta-feira passada, no auditório do Campo Alegre.

António Mega Ferreira conversou sobre poesia com Fernando Luís Sampaio. O pianista Filipe Pinto-Ribeiro interagiu com os recitadores destacados para a sessão: Filipa Leal, Pedro Lamares e o próprio António Mega Ferreira. Foram lidos poemas de Camilo Pessanha, Álvaro de Campos, Vitorino Nemésio, Mário Cesariny, Sophia, Herberto Helder, Al Berto e Jorge de Sena. E foi neste universo poético que o artista plástico João Queiroz se inspirou para construir a imagem da sessão.

A noite terminou com uma atuação a solo de Samuel Úria, que interpretou temas como “Teimoso” e “Não arrastes o meu caixão”. Também na segunda parte foi tempo para um momento de dança burlesca por Miss Tea.

Depois de Isaque Ferreira, Inês Pedrosa, Fernando Alvim, Rui Reininho e Paula Moura Pinheiro, esta foi a vez de António Mega Ferreira revelar as suas escolhas poéticas.



Sem comentários: