07/11/13

Sessão 150


Sessão 150 do ciclo Quintas de Leitura

Eis-nos chegados à sessão número 150 das “Quintas de Leitura”, ciclo poético do Teatro do Campo Alegre/Câmara Municipal do Porto (TCA). A sessão, intitulada “Agora que o leste mudou será que eles vão dar outro nome ao mar vermelho?”, realiza-se a 28 de novembro de 2013, às 22h00, no Café-Teatro do TCA.

A sessão 150 foi construída de raiz em torno da poesia de dois estreantes nas “Quintas”: os poetas Golgona Anghel e João Luís Barreto Guimarães.

Os convidados conversarão com a também poeta Filipa Leal, estando as leituras a cargo dos actores Teresa Coutinho e Rui Spranger. Entre leituras, o som da violinista polaca Natalia Juskiewicz. A pintora Joana Rêgo inspirou-se no universo poético dos convidados para construir a imagem da sessão. Tempo ainda para nos emocionarmos com a singela performance do Senhor Loureiro. Para mais tarde contar aos amigos.

A sessão abre com o som mágico da cravista Joana Bagulho, que interpretará temas de Carlos Paredes. Depois de um curto intervalo, um concerto imperdível com o génio musical de Miguel Araújo, a solo. Em suma: festa até às tantas, para fintar a depressão.

Neste ciclo poético, para trás, recorda o programador João Gesta, ficam números invulgares para um ciclo poético:

- quase 35.000 espectadores;
- taxa de ocupação de salas nunca inferior a 95%;
- mais de 1.200 artistas convidados de todas as áreas de expressão artística;
- quase 4.000 textos poéticos lidos;
- mais de 80% de espetáculos concebidos e produzidos de raiz pela equipa do TCA.

E prossegue o programador:

Ficarão na nossa memória sessões mágicas com convidados como José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares. Manuel António Pina, José Tolentino Mendonça, Vasco Graça Moura, Jorge Sousa Braga, Pedro Mexia, Maria do Rosário Pedreira, Rui Reininho, Pedro Abrunhosa, Bernardo Sassetti, Lula Pena, Clã, Dead Combo, António Zambujo, O’questrada, Vera Mantero, Margarida Mestre, Tânia Carvalho, Sónia Baptista, Luís Guerra, Mafalda Deville, O Copo, Peixe Graúdo, só para citar alguns.

São 12 anos de Sonho e Utopia, um “lento e incendiário caminho” trilhado lado a lado com o nosso cúmplice de sempre: - o maravilhoso, sábio e crítico público das “Quintas”.
Espectáculo para maiores de 16 anos. Bilhetes a 11,00 Euros e 7,50 Euros (com desconto).                                          

Sem comentários: