31/05/12

Menos Fado e Mais Fiado!

Desenho de Mário Vitória


Recitador em destaque no ciclo “Quintas de Leitura”
E concerto de Frankie Chavez 

APOIADO

Menos fado
e mais fiado!

(Paulo Abrunhosa, in “Diário de um dromedário”)

Um poema de Paulo Abrunhosa – “Menos Fado e Mais Fiado!”-, escritor e destacado dinamizador cultural da cidade, falecido há exatamente onze anos, dá título à próxima sessão das “Quintas de Leitura”, ciclo poético promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

O espetáculo, único e irrepetível, realiza-se no dia 14 de Junho, às 22h00, no Auditório do Teatro do Campo Alegre e põe em destaque a figura do recitador. Com efeito, nove recitadores darão corpo à sessão. Por ordem de entrada em órbita: Teresa Coutinho, Maria do Céu Ribeiro, Rita Machado, Susana Madeira, Teresa Arcanjo, Ana Zanatti, Isaque Ferreira, Paulo Campos dos Reis e Pedro Lamares.

Serão lidos poemas de Paulo Abrunhosa, Joaquim Castro Caldas, Jorge de Sena, Fernando Pessoa, José Miguel Silva, Manuel António Pina, Manuel de Freitas, Nuno Brito, Ruy Belo, Valter Hugo Mãe, Vasco Gato, entre outros.

O Ensemble Vocal Pro Musica, um grupo coral com cerca de 70 elementos em palco, fará a sua terceira aparição nas “Quintas de Leitura” e pontuará algumas das leituras.

Como sempre acontece nestas sessões, não faltarão momentos de dança. Atuações do bailarino Marco Ferreira (dança contemporânea) e da dupla Inês Tabajara & Carlos Cabral (tango).

O pincel de Mário Vitória e a sua pintura surrealizante darão cor e magia ao evento.

Fica para o final da noite um momento há muito esperado nas “Quintas”: o concerto de Frankie Chavez. Trinta minutos de puro deleite. Frankie Chavez é justamente considerado como um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa e a grande revelação do blues no sul da Europa. Influenciado por Jimi Hendrix e Ry Cooder, entre outros, é difícil, contudo, encontrar um único termo para definir a sua música, o que lhe garante um estilo único e inconfundível.


Sabemos que não vai ficar em casa.
Um espetáculo para maiores de 16 anos, com bilhetes a um preço doce: 7,50 Euros e 11,00 Euros.
Mais informações e reservas – bilheteira do TCA: 226063000.


28/05/12

"Paisagens Transgénicas"


 Inês Vaz 




 Momentum Crew





 Álvaro Domingues


 Teresa Coutinho


 Projeto Mau Sangue - Beatriz Nunes e José Ferreira


 Nuno Moura



 Projeto Mau Sangue - Nuno Moura, Beatriz Nunes e José Ferreira

 Nuno Moura





António Zambujo


"Paisagens Transgénicas"
24 de Maio de 2012
Fotografias de Sara Moutinho.

24/05/12

Sessão de Junho


Abre hoje a bilheteira. 
Para ler, por favor clicar sobre a imagem.

Hoje




De cima para baixo: 
Jornal Metro
Jornal Público
Revista Sábado
24 de Maio de 2012
Para ler, por favor clicar sobre cada uma das imagens. 
Obrigada. 

17/05/12

Prémio Literário - Conto


A Fundação Ciência e Desenvolvimento ( "Quintas de Leitura" do Teatro do Campo Alegre)  
recebeu 39 candidaturas 
ao Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre 
“Novo Autor, Primeiro Livro", 
provenientes das seguintes localidades:

Alcochete
Aveiro
Coimbra
Ermesinde
Esposende
Figueira da Foz
Guimarães
Lagarinhos
Lisboa
Maia
Matosinhos
Moita
Odivelas
Pedrogão Pequeno
Penafiel
Porto
Rio Maior
Rio Tinto
Tenerife (Espanha)
Trofa
Viana do Castelo
Vila do Conde
Vila Nova de Gaia

11/05/12

Morreu um amigo das "Quintas de Leitura"


Fotografia da Pat


A nós, neste momento de choque e de dor, só nos ocorre dizer uma coisa:
morreu um grande artista, um cavalheiro, um Homem Bom.


Ficarão para sempre gravadas na nossa memória as suas três fulgentes passagens pelas “Quintas de Leitura”:

25 de Setembro de 2008
A Literatura e o Reino
com Gonçalo M. Tavares e Bernardo Sassetti

22 de Fevereiro de 2007
Canteiro
com Jorge Reis-Sá e Bernardo Sassetti

21 de Outubro de 2004
A Noção de Poema
com Nuno Júdice e Bernardo Sassetti


Bernardo:

“De nada serve, afinal,
esta cidade indefesa
a que chamamos vida.”

(Manuel de Freitas)





10/05/12

Recital





 







Recital final do 4º Laboratório de Leitura Poética “Há Palavras que nos Beijam”.
9 de Maio, na Sala-Estúdio do Teatro do Campo Alegre, 2012.

Este Laboratório, na sua quarta edição, acontece no âmbito do ciclo poético “Quintas de Leitura”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD). 

Nesta quarta fornada de leitores poéticos estiveram Carlos A. Marques Pinto, Carolina Alves dos Santos, Chantal Guilhonato, Filomena Aguiar, Maria Cerveira, Maria José Carvalho, Rafael Alves Rocha, Ricardo Caló, Rosa Lídia Silva, Sandra Claro e Susana Guimarães. Participantes de variadas gerações e profissões diversas que frequentaram esta oficina de leitura pelas mais variadas razões. 

Pelas suas vozes passaram as palavras de Manuel António Pina, Paulo Abrunhosa, Manuel de Freitas, Ana Paula Inácio, Bénèdicte Houart, Vitorino Nemésio e António Maria Lisboa. 

Destinada a maiores de 18 anos, esta formação tem despertado interesse no público em geral e em pessoas com necessidades essenciais de comunicação, tais como empresários, conferencistas, atores, recitadores, animadores, locutores, professores e formadores, numa diversidade de profissões e idades rara neste género de iniciativas.

O Laboratório é reconhecido por um Certificado de Participação, emitido pela FCD, e os participantes trabalham com base em textos poéticos e de prosa poética, em vertentes que lhes permitem aumentar as suas ferramentas de expressão. 

Fotografias: Pat


07/05/12

Concurso Literário - Atenção - Prazo: sexta-feira!!!



Relembrando:


O Pelouro do Conhecimento e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto acaba de lançar a edição deste ano do o Prémio Literário “NOVO AUTOR, PRIMEIRO LIVRO”, que surge no âmbito das “Quintas de Leitura”, ciclo poético promovido pela autarquia através da Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD).

Este ano os candidatos ao prémio concorrerão com um conto, com o mínimo de 25 e o máximo de 50 páginas, sendo que a data limite de apresentação da obra ao prémio é 11 de Maio.

Com o objetivo de incentivar a criação e o aparecimento de novos autores, bem como reforçar a dinâmica cultural desenvolvida, desde 2001, na área das Leituras, através do ciclo poético “Quintas de Leitura”, e na área Editorial, através da publicação de vários livros integrados na coleção “Cadernos do Campo Alegre”, a FCD instituiu um Prémio Literário designado “Novo Autor, Primeiro Livro”, a atribuir, anualmente, à melhor obra inédita de um autor português sem qualquer obra publicada.

Este Prémio é atribuído anualmente, estando este ano na sua segunda edição, podendo o género literário a concurso variar de ano para ano. Na edição de 2011, o Prémio foi dedicado à Poesia e o ciclo “Quintas de Leitura” premiou, editou e apresentou a obra “ Os Dias Lentíssimos” de Alexandra Monteiro.

O Prémio consiste na edição da obra premiada pela FCD e pela editora Objectiva, patrocinadora desta edição.

Os resultados do Prémio serão publicitados no site da FCD até 16 de Julho de 2012.
O regulamento está disponível em:
 e http://quintasdeleitura.blogspot.com/ (Para a pesquisa no blogue, por favor procurar Prémio Literário na barra/menu do lado esquerdo do ecrã).      

02/05/12

Uma sessão que vale por três




Um geógrafo, um poeta e um músico encontram-se na Rua das Estrelas pela primeira vez. É esta, em síntese, a história da próxima “Quinta de Leitura”, ciclo poético promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

A sessão, que vale por três, realiza-se no dia 24 de Maio, às 22h00, no Auditório do Teatro do Campo Alegre. Um espetáculo para maiores de 16 anos.

O geógrafo Álvaro Domingues fará mais uma das suas conferências esquisitas, a quarta integrada neste ciclo, desta feita subordinada ao tema “Paisagens transgénicas”. E explica ao que vem: “desde que as Ciências da Vida abriram a Caixa de Pandora da engenharia genética, instalou-se o desassossego do costume acerca do nome, das coisas e dos sentidos das coisas. Assim também as paisagens. Face ao desconhecimento e à incompreensão do que está a mudar na paisagem portuguesa, parece que a opinião corrente ficou presa entre o ‘Centro Histórico’ (a velha e boa cidade) e a ‘Aldeia Típica’ (o bucolismo dos campos e das suas gentes simples). Enganam-se. Porque de génese cruzada e de abundância de materiais doces e ácidos, a paisagem é transgénica, instável, exótica e escorregadiça”.

Depois de um curto intervalo, o poeta Nuno Moura lerá fragmentos do seu novíssimo livro “Prémio Nacional de Poesia”. Qual prestidigitador, traz na algibeira dois amigos músicos para ajudarem à festa: Beatriz Nunes, a jovem vocalista dos Madredeus, e o guitarrista José Ferreira. Estreia absoluta do coletivo “Mau Sangue” nas “Quintas de Leitura”.

A noite fecha com a sonoridade mágica de António Zambujo. Voz e violão. Adivinha-se um concerto memorável.

Registem-se ainda as participações especiais da acordeonista Inês Vaz e do grupo Momentum Crew Portugal. Dança Partida (breakdance) nos palcos do TCA, a abrir as hostilidades.

Sabemos que não ficará em casa. Bilhetes a pensar na crise:  11,00 Euros e 7,50 Euros.