14/04/14

O regresso de José Luís Peixoto





















Fotografias de Sara Moutinho



O REGRESSO DE JOSÉ LUÍS PEIXOTO ÀS "QUINTAS DE LEITURA"

Abril, o mês da Liberdade, marcou o regresso do escritor José Luís Peixoto às “Quintas de Leitura”, ciclo poético pelo organizado pelo Teatro Municipal do Porto. A sessão, intitulada “À janela de uma sala sem paredes”, esteve completamente esgotada, na noite de 10 de abril, no Campo Alegre.
José Luís Peixoto, que fez a sua 9ª apresentação neste ciclo, escolheu fragmentos de textos e poemas sobre viagens, que foram lidos em várias línguas e por leitores de várias nacionalidades. As leituras em português estiveram a cargo dos atores Jorge Mota, Alex Miranda, Margarida Carvalho e do próprio autor convidado. À conversa com José Luís Peixoto esteve Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell. A imagem da sessão, composta por fotografias e vídeos, foi assinada pelo jornalista Alfredo Leite e por José Luís Peixoto, que realizaram algumas viagens em conjunto.
Muitos outros artistas convidados enriqueceram a sessão: Diana Rego (dança), José Ayres (cozinheiro) e Lucia Aldao (música). A fechar a noite, o som metálico dos Moonspell, com um showcase acústico com a participação de Fernando Ribeiro (voz), Ricardo Amorim (guitarra) e Valter Freitas (violoncelo).

A próxima sessão do ciclo celebra 13 anos de “Quintas de Leitura” e está marcada para dia 29 de maio. 

Sem comentários: