02/05/12

Uma sessão que vale por três




Um geógrafo, um poeta e um músico encontram-se na Rua das Estrelas pela primeira vez. É esta, em síntese, a história da próxima “Quinta de Leitura”, ciclo poético promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

A sessão, que vale por três, realiza-se no dia 24 de Maio, às 22h00, no Auditório do Teatro do Campo Alegre. Um espetáculo para maiores de 16 anos.

O geógrafo Álvaro Domingues fará mais uma das suas conferências esquisitas, a quarta integrada neste ciclo, desta feita subordinada ao tema “Paisagens transgénicas”. E explica ao que vem: “desde que as Ciências da Vida abriram a Caixa de Pandora da engenharia genética, instalou-se o desassossego do costume acerca do nome, das coisas e dos sentidos das coisas. Assim também as paisagens. Face ao desconhecimento e à incompreensão do que está a mudar na paisagem portuguesa, parece que a opinião corrente ficou presa entre o ‘Centro Histórico’ (a velha e boa cidade) e a ‘Aldeia Típica’ (o bucolismo dos campos e das suas gentes simples). Enganam-se. Porque de génese cruzada e de abundância de materiais doces e ácidos, a paisagem é transgénica, instável, exótica e escorregadiça”.

Depois de um curto intervalo, o poeta Nuno Moura lerá fragmentos do seu novíssimo livro “Prémio Nacional de Poesia”. Qual prestidigitador, traz na algibeira dois amigos músicos para ajudarem à festa: Beatriz Nunes, a jovem vocalista dos Madredeus, e o guitarrista José Ferreira. Estreia absoluta do coletivo “Mau Sangue” nas “Quintas de Leitura”.

A noite fecha com a sonoridade mágica de António Zambujo. Voz e violão. Adivinha-se um concerto memorável.

Registem-se ainda as participações especiais da acordeonista Inês Vaz e do grupo Momentum Crew Portugal. Dança Partida (breakdance) nos palcos do TCA, a abrir as hostilidades.

Sabemos que não ficará em casa. Bilhetes a pensar na crise:  11,00 Euros e 7,50 Euros.

Sem comentários: